terça-feira, 11 de março de 2008

09/11/2008 - 1 ANO SEM O VOVÔ


JOSÉ FRANCISCO CARNEIRO FILHO



CARNEIRO, era cearense de Baturité. Filho de José Francisco Carneiro e Izabel Porcina Carneiro. Nasceu no dia 4 de outubro de 1914 e passou a infância no Maranhão, de onde saiu para trabalhar nos garimpos do Mato Grosso, do rio Tocantins (PA) e do Amapá.


Em 1943, durante a 2ª Guerra, pegou carona num navio americano que patrulhava o litoral e, vez por outra, subia o Amazonas, desembarcando em Manaus. Veio para o Rio Branco na lancha Cecília Brasil, indo direto para o garimpo da cachoeira do Paiva, no rio Cotingo. Gostou da região, permanecendo por algum tempo, só retornando ao rio Tocantins quando aqui era inverno.


Em 1944, subindo o rio Maú em busca de outros garimpos, aportou na fazenda Nova Estrela onde conheceu Orminda, filha de Galdino Pereira, com quem casou-se no mesmo ano e foi para o garimpo do Quem. Por volta de 1959, passou a morar nas proximidades do sítio de Maurice Habert. Mais tarde, com a evolução do lugar, trabalhou com os padres por 11 anos executando serviços gerais.


Em 1976, passou a trabalhar na Subprefeitura do Distrito de Conceição do Maú que foi instalada em Normandia, onde permaneceu até ser aposentado. Carneiro e Orminda tiveram os seguintes filhos: Joice, Adonai, James, Francisco, Joicilene e Sebastião Carneiro.


O velho Carneiro foi figura muito popular em Normandia, pois deslocava-se pela cidade à cavalo, ostentando um facão na cinta e costumava tomar sempre uma “pinga” antes de trabalhar.


Em maio de 2003, sua esposa Orminda veio a falecer, onde ficou aos seus cuidados durante 4 anos. Neste mesmo ano, após 64 anos, aconteceu o encontro com seu filho José Alberto Carneiro, que atualmente reside em Belém.

Carneiro, sempre foi muito querido pela população de Normandia por ser também o rezador de crianças e adultos. Muitos viajavam de Boa Vista para levar seus filhos, que diziam ficar livres de quebrantos e outros males. No dia a dia, tinha o costume de contar muitos causos e histórias para os amigos e netos, que gostavam de estar em sua presença para ouvi-lo.

Já com a idade avançada, Carneiro adoeceu e veio a falecer em 9 de março de 2007, aos 92 anos de idade, na cidade de Boa Vista, onde esteve aos cuidados de seus filhos. Seu sepultamento deu-se em Normandia, onde viveu por quase toda a vida, deixando muitas saudades dos amigos, filhos, genros, noras, netos e bisnetos.


Publicação retirada do livro “Normandia, o município e os pioneiros do Baixo Rio Maú”, de Marília Otília de Lima Rosas e Damásio Douglas Nogueira. Adaptações e atualizações de sua neta, Tatiana Carneiro Baraúna.



@@@@@@@



Quero parabenizar minha irmã Anabelle, por hoje estar comemorando 26 anos. Mana, que Deus te abençoe sempre e que você lute pra alcançar objetivos na vida. Felicidades, saúde, amor, sucesso, enfim, tudo de melhor pra você. Te amo!

2 comentários:

Edgar Borges disse...

onde compro esse livro?
ou para blogueiros é de graça?
se não for, tem desconto? hehehe

abraços, Tati!!!
o moleque já está com 6,843 kg e 65 cm!

Anônimo disse...

Tati, tentei comentar no post atual e não consegui... =/
To com saudades de ti, como é que vc ta? Novidades???
Parabéns pelo NoteBook, nunca desista de suas metas ;)

Bjão =]