terça-feira, 11 de março de 2008

09/11/2008 - 1 ANO SEM O VOVÔ


JOSÉ FRANCISCO CARNEIRO FILHO



CARNEIRO, era cearense de Baturité. Filho de José Francisco Carneiro e Izabel Porcina Carneiro. Nasceu no dia 4 de outubro de 1914 e passou a infância no Maranhão, de onde saiu para trabalhar nos garimpos do Mato Grosso, do rio Tocantins (PA) e do Amapá.


Em 1943, durante a 2ª Guerra, pegou carona num navio americano que patrulhava o litoral e, vez por outra, subia o Amazonas, desembarcando em Manaus. Veio para o Rio Branco na lancha Cecília Brasil, indo direto para o garimpo da cachoeira do Paiva, no rio Cotingo. Gostou da região, permanecendo por algum tempo, só retornando ao rio Tocantins quando aqui era inverno.


Em 1944, subindo o rio Maú em busca de outros garimpos, aportou na fazenda Nova Estrela onde conheceu Orminda, filha de Galdino Pereira, com quem casou-se no mesmo ano e foi para o garimpo do Quem. Por volta de 1959, passou a morar nas proximidades do sítio de Maurice Habert. Mais tarde, com a evolução do lugar, trabalhou com os padres por 11 anos executando serviços gerais.


Em 1976, passou a trabalhar na Subprefeitura do Distrito de Conceição do Maú que foi instalada em Normandia, onde permaneceu até ser aposentado. Carneiro e Orminda tiveram os seguintes filhos: Joice, Adonai, James, Francisco, Joicilene e Sebastião Carneiro.


O velho Carneiro foi figura muito popular em Normandia, pois deslocava-se pela cidade à cavalo, ostentando um facão na cinta e costumava tomar sempre uma “pinga” antes de trabalhar.


Em maio de 2003, sua esposa Orminda veio a falecer, onde ficou aos seus cuidados durante 4 anos. Neste mesmo ano, após 64 anos, aconteceu o encontro com seu filho José Alberto Carneiro, que atualmente reside em Belém.

Carneiro, sempre foi muito querido pela população de Normandia por ser também o rezador de crianças e adultos. Muitos viajavam de Boa Vista para levar seus filhos, que diziam ficar livres de quebrantos e outros males. No dia a dia, tinha o costume de contar muitos causos e histórias para os amigos e netos, que gostavam de estar em sua presença para ouvi-lo.

Já com a idade avançada, Carneiro adoeceu e veio a falecer em 9 de março de 2007, aos 92 anos de idade, na cidade de Boa Vista, onde esteve aos cuidados de seus filhos. Seu sepultamento deu-se em Normandia, onde viveu por quase toda a vida, deixando muitas saudades dos amigos, filhos, genros, noras, netos e bisnetos.


Publicação retirada do livro “Normandia, o município e os pioneiros do Baixo Rio Maú”, de Marília Otília de Lima Rosas e Damásio Douglas Nogueira. Adaptações e atualizações de sua neta, Tatiana Carneiro Baraúna.



@@@@@@@



Quero parabenizar minha irmã Anabelle, por hoje estar comemorando 26 anos. Mana, que Deus te abençoe sempre e que você lute pra alcançar objetivos na vida. Felicidades, saúde, amor, sucesso, enfim, tudo de melhor pra você. Te amo!

terça-feira, 4 de março de 2008

Parabéns, mulheres!


Dia 8 de março está chegando e desde já quero parabenizar a todas as mulheres pelos anos de lutas e conquistas que vêm alcançando a cada dia. A todas nós, mulheres, que ocupamos diversos cargos na sociedade, PARABÉNS pelo nosso empenho, por darmos conta de dupla jornada, por sermos carinhosas, por sermos compreensivas, pacientes, por sermos fortes e determinadas e por sabermos carregar as cruzes da vida. Todos os dias do ano, são nossos, porque somos guerreiras!!!

À minha mãe, mulher de muitas virtudes, mulher à qual procuro ser igual, por saber levar a vida de maneira sensata e de coração puro, desejo um maravilhoso 8 de março. Te amo, minha linda!!! Quero ser igual a você, reze por mim! Um abraço a todas as mulheres!
Homens, reflitam!
"A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés, para ser pisada, nem da cabeça, para ser superior, mas sim, do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada".
(Maomé)